sexta-feira, 6 de abril de 2012

PROJETO DE POESIA

        imagem:   http://www.ufpa.br/dicas/im/ima-av07.htm                             

Estamos trabalhando o projeto de poesias embora não tenha sido feita, por enquanto, a abertura oficializando-o  para conhecimento de toda a escola, porém já demos início em sala de aula,  cantando músicas infantis, cantigas de roda atentando para as rimas, versos, estrofes, fazendo leitura de textos de autores infantis, lendo poesias e escolhendo estrofes para serem estudadas, pois sempre iniciamos assim: trocando palavras que rimam por outras também que rimem e completando novamente as estrofes. Percebe-se um grande envolvimento na busca de palavras pelos alunos alfabéticos e não alfabéticos estes demonstram felicidade quando conseguem descobrir algumas palavras vindo nos mostrar para serem colocadas nos versos. Com esse envolvimento alguns alunos, já avançaram, sairam das hipóteses: Silábica com valor sonoro para Silábica Alfabética e Silábica alfabética inicial.
Sempre escolhemos músicas, poesias conhecidas de toda a turma e começamos explorando e mostrando seus versos e rimas, e trocando palavras como um incecentivo à leitura e principalmente para facilitar a compreensão da combinação de rimas nos versos. Por isso usamos essa estratégia. Exemplo: a música O sapo não lava o pé:
O sapo 
não lava o
não lava o pé 
porque não quer
ele mora na lagoa
Não lava o pé, não lava o pé
Porque nãso quer
Para explorar mais o conhecimento das rimas e versos fazemos assim, veja:


O sapo
Não lava o dedo
Não lava o dedo
Porque tem medo
Ele mora em Penedo
Não lava o dedo, não lava o dedo
Porque tem medo

O SAPO

O sapo
Não lava a mão
Não lava a mão
 Porque não tem sabão
Ele mora em Lapão
Não lava a mão
Porque não tem sabão
  

Alecrim Dourado 

Cantigas Populares

Alecrim, alecrim perfumado
 Que nasceu no campo
Sem ser plantado
Foi meu avô
 Que me disse assim
Que a flor do campo é mesmo assim
Alecrim, alecrim perfumado
 Que nasceu no campo
Sem ser regado

Foi meu avô
 Que me disse assim
Que a flor do campo é o alecrim
Alecrim, alecrim florido
 Por causa de ti
  O campo é tão bonito
Foi meu avô
 Que me disse assim
Que a flor do campo é bonita assim 

Alecrim, alecrim em flores
 Por causa de ti
Lembro meus amores
Foi meu meu avô
Que me disse assim
Que o cheiro da sua flor
Perfuma o campo e o jardim



Pombinha Branca

Compositor: Domínio Público

Pombinha Branca, que está a fazer
Lavando roupa pra depois coser
Vou me lavar, vou me perfumar
Vou na janela pra vigiar

Passou um homem, de terno preto
Chapéu de lado, meu segredo
Mandei entrar, mandei esperar
Cuspiu no chão,
limpa aí seu homenzarrão
Tenha mais educação

Limpa aí seu homenzarrão
Tenha mais ação
Limpa aí seu homenzarrão
Tenha mais educação
La,la,la,la,la,la,la
la,la,la,la,la,la,la
Estamos executando o projeto de poesia  associado com os projetos: Escola e Familia e A Duque no Centenário de Luiz Gonzaga. Estamos ainda no ponta pé inicial para podermos deslanchar com as produções.

2 comentários:

  1. Oi, Lana! Faça uma postagem com o tema do teu projeto de poesias, objetivos, metodologia, etc para podermos saber melhor do que se trata... Ele está sendo executado em paralelo com o de Luís Gonzaga e o da família? Se puder, coloque aqui um exemplar do livrinho de poesias que foi construído no ano passado para as pessoas conhecerem melhor esse trabalho que vc faz!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Raquel, estamos desenvolvendo o projeto: Brincando com as palavras criando poesias.

    ResponderExcluir