sexta-feira, 13 de abril de 2012

ESCOLA E FAMÍLIA


Estamos trabalhando um tema do projeto Escola e Família: A linha do tempo, com o terceiro ano. Muito interessante o discurso dos alunos, as produções escritas. São sempre apontando para a relação pais e filhos e nesse sentido percebe-se um pouco sobre o cotidiano de algumas famílias e pode-se compreender a causa de algumas indisciplinas, falta de compromisso e até mesmo a falta de limite em alguns alunos pelas diversas histórias contadas, e também ótimas histórias de bons relacionamentos que refletem em sala de aula. Acredito que a escola deve assumir a responsabilidade de buscar meios que possam ajudar aos educandos que não têm o apoio da família no que diz respeito a indisciplina, as necessidades especiais de aprendizagem, para que estes se sintam parte importante da escola como os demais.
 A escola é uma instituição que, acredito,se completa com  a família e juntas devem caminhar em busca do objetivo que é de educar para a vida. A escola se expande quando vive unida com a família, e a famíla cresce juntamente com a escola. Uma depende da outra na esperança de alcançar o maior objetivo, o melhor futuro para o filho e educando e, consequentemente , para toda a sociedade.
Um ponto importante que faz a diferença nos resultados da educação nas escolas é a presença  dos pais no cotidiano, no diálogo com os  professores. Infelizmente, isso não acontece na maioria das nossas escolas, poucas são as escolas que têm esse privilégio de ter a família bem próxima  para poderem realizar  algumas ações. É necessário se pensar em estratégias  visando atrair os pais para a escola, pois a relação escola-família é imprescindível  à  uma boa educação.
  Acredito que nos dias atuais os pais, a escola devem  estar cada vez mais atentos aos filhos, aos educandos, em relação seu  comportamento que muitas vezes impede dos mesmos atentarem para as aulas, as atividades escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário